PROJETO DIDÁTICO



















 PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC

ESCOLA MUNICIPAL LAGOA DOS CURRAIS
PROFESSORA- DARCILENE

PROJETO DIDÁTICO


TEMA DO PROJETO- Trabalhar os textos descritivos atravésdas fábulas.

ANO/CICLO- 1º, 2º ano

DURAÇÃO- Duas semanas.

ÁREAS DO CONHECIMENTO: (DISCIPLINAS):

1-Língua Portuguesa-
2-Ciências-
3-Geografia-
4-Matemática-
5-E. Artística-

1.TEMA-Mural de textos descritivos.

2. OBJETIVOS-
§  Avançar no conhecimento da linguagem escrita e do sistema alfabético do aluno;
§  Inter textualizar as fábulas relacionando-as para percepção do que há em comum;
§  Realizar um projeto com um mural expositivo de textos descritivos a partir da leitura das fábulas trabalhadas de forma interdisciplinar.

3.CONTEÚDOS:

1-Leitura escrita e interpretação textual;
2-Classificação dos animais;
3-Fauna e habitat natural;
4-Tamanho; Lateralidade; Peso; Velocidade; Adição e Noção de multiplicação;
5-Desenho espontâneo.

4-TEMPO ESTIMADO-20 aulas.

5. MATERIAL NECESSÁRIO:

 Livro: Fábulas de Monteiro Lobato do acervo do PNAIC;
 Livro didático: Aquarela do Saber, 1ª série de Celme Farias Medeiros.
 Fábulas:
§  A tartaruga e a lebre;
§  O leão e o rato;
§  A cigarra e as formigas;
§  A coruja e a águia;
§  A rã e o boi;
§  O julgamento da ovelha;
§  O galo que logrou a raposa;


6.APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: (METODOLOGIAS):

Criar um mural de fábulas para ser apresentado a outras escolas que participam do PNAIC e depois, exposto no mural de atividades da escola cuja  turma realizou o trabalho.

7.PLANEJAMENTO DAS ETAPAS:

1ª ETAPA- Selecionar as fábulas que serão trabalhadas. Durante dois dias ler em voz alta os textos escolhidos. Discutir as inquietações que despertam nos alunos e quais relações que têm entre si. Reler trechos para confirmar as interpretações ou retomar partes das fábulas. Discutir o que há em comum.

2ªETAPA-Explicar o que é um mural expositivo. Propor a organização de um mural de fábulas. Iniciaremos construindo uma tabela coletiva para registrarmos o título da fábula e a moral que ela traz, pedindo-lhes que a completem ao fim de cada leitura. Promover desafios para que localizem o que está escrito em um trecho e copiá-lo.

3ª ETAPA- Pedir aos alunos que ditem, coletivamente, um texto sobre o que aprenderam a respeito das características fábulas até aquele momento. Permitindo que nesse momento as crianças tenham em suas mãos os textos para consultar e ver como as informações são escritas.

4ª ETAPA- Propor aos alunos em duplas, que elaborem um texto descritivo sobre alguns animais que estão nos texto trabalhados. É importante que antes sejam eleitas as informações para caracterizá-los. Discutir como colocar os dados, quais palavras e expressões usar. Os alunos devempensar nas dificuldades da leitura das palavras e no caso dos alfabéticos, na ortografia. Cada dupla deve desenhar o animal descrito.

5ª ETAPA- Escolher alguns textos com problemas de escrita – como o escasso uso de recursos descritivos – e discuta. Depois oriente a revisão. Os alunos das duplas devem se alternar para reescrever o texto definitivo. Reunir os trabalhos e as ilustrações e montar o mural expositivo.

8.AVALIAÇÃO-Ao longo do projeto, notar se os alunos mostram preferenciais de temas, personagens, se relacionam o que leem e se opinam sobre as fábulas. Na hora da escrita analise e confrontam as concepções sobre o sistema de escrita e se avançaram em relação à linguagem.
 
ALGUMAS ATIVIDADES PARA O PROJETO 


   A LEBRE E A TARTARUGA


CERTA VEZ, UMA LEBRE VELOZ DESAFIOU UMA TARTARUGA LENTA PARA UMA CORRIDA.
A TARTARUGA ACEITOU O DESAFIO.
A LEBRE ACHOU QUE O CONVITE ERA UMA CAÇOADA.
A CORRIDA COMEÇOU. A LEBRE DISPAROU.
A TARTARUGA, COITADA! ANDAVA DEVAGAR...
A LEBRE OLHOU PARA ATARTARUGA E RESOLVEU DORMIR.
E QUE SUSTO LEVOU AO ACORDAR!
A TARTRAUGA JÁ TINHA CHAGADO AO FINAL VITORIOSA...

Moral: A autoconfiança exagerada pode causar prejuízo.

Adaptado de Jean de La Fontaine.


COMPREENDENDO O TEXTO

1.      RESPONDA ATENTAMENTE:

A)QUAL O TÍTULO DO TEXTO?__________________________________
B)QUAIS OS PERSONAGENS DO TEXTO?__________________________
C)QUAL O DESAFIO QUE A LEBRE FEZ À TARTARUGA?_____________
D)PARA A LEBRE, O QUE SIGNIFICA O CONVITE?_________________
E)A LEBRE, VENDO COMO A TARTARUGA ANDAVA DEVAGARINHO, O QUE RESOLVEU FAZER?_______________________________________
F)POR QUE ELA SE ASSUSTOU QUANDO ACORDOU?_______________
2.      QUAL A MORAL DA FÁBULA?___________________________________




















O LEÃO E O RATO

CERTO DIA O RATO SAIU DA TOCA. (CORRER)
MUITO ASSUSTADO ESTAVA O RATO, POIS FUGIA DO GATO PRETO.
NO CAMINHO ENCONTROU O LEÃO, LEVOU UM GRANDE SUSTO E COMEÇOU A TREMER. (TREMER)
O REI DOS ANIMAIS VENDO O RATINHO TÃO NERVOSO, NÃO LHE FEZ MAL NENHUM E DEIXOU QUE ELE SEGUISSE SEU CAMINHO.
UM DIA O LEÃO CAIU NUMA ARMADILHA E POR MAIS QUE SE MOVEMENTASSE O CORPO INTEIRO NÃO CONSEGUIA SAIR. (MOVIMENTAR O CORPO)
FEZ FORÇA (MOVIMENTO DE EMPURRAR), RUGIU FURIOSO, MAS DE NADA ADIANTOU.
O RATO QUE NAQUELE DIA PASSAVA POR ALI, VIU O DESESPERO DO AMIGO E RESOLVEU ROER AS CORDAS DA REDE COM MUITA PACIÊNCIA.
QUANDO TERMINOU ESTAVA CANSADO, MAS MUITO FELIZ. ENTÃO COMEÇOU A DAR PULOS DE ALEGRIA. (DAR PULOS)
O LEÃO, VENDO-SE LIVRE, AGRADECEU AO RATINHO E PROMETERAM SER AMIGOS PARA SEMPRE.

Moral: Ninguém é tão forte que não precise da ajuda de alguém.


COMPREENDENDO O TEXTO

1-      DEQUEM O RATO FUGIA?___________________________________
2-      QUAIE OS PERSONAGENS DO TEXTO?________________________
3-      QUEM É O REI DOS ANIMAIS?_______________________________
4-      ONDE O LEÃO CAIU?________________________________________
5-      COMO O RATO AJUDOU O LEÃO?____________________________
6-      QUAL A MORAL DA HISTÓRIA?______________________________
7-      RETIRE DO TEXTO OS DÍGRAFOS._______________________________________________________________________________________________________________
8-      RETIRE DO TEXTO O SUBSTANTIVO QUE ENCONTRA-SE NO GRAU DIMINUTIVO._________________________________________













            A CIGARRA E AS FORMIGAS

A CIGARRA CANTAVA AO PÉ DE UM FORMIGUEIRO DURANTE TODO O VERÃO. ENQUANTO AS FORMIGAS TRABALHAVAM E JUNTAVAM ALIMENTOS.
QUANDO O VERÃO PASSOU VEIO O INVERNO. E A CIGARRA NÃO TINHA COMIDA. COM FOME, RESOLVEU BATER À PORTA DA FORMIGA PRA PEDIR-LHE ABRIGO E ALIMENTO.
A FORMIGA PERGUNTOU-LHES:
-O QUE VOCÊ FEZ DURANTE O VERÃO E A CIGARRA RESPONDEU-LHE:
- EU CANTEI!
ENTÃO A FORMIGA RETRUCOU:
-POIS, ENTÃO ENTRE AMIGUINHA. NÃO POSSO ESQUECER AS BOAS HORAS QUE SUA CANTORIA ME PROPORCIONOU.

Moral: Os artistas são as cigarras da humanidade.

COMPREENDENDO O TEXTO

1-      RESPONDA ATENTAMENTE;

a)      QUAIS OS PERSONAGENS DA FÁBULA?__________________________
b)      O QUE A CIGARRA FEZ DURANTE O VERÃO?____________________
c)      E A CIGARRA, O QUE DURANTE O VERÃO?______________________
d)     O QUE A CIGARRA FOI PEDIR A FORMIGA?______________________
e)      QUAL O SINAL DE PONTUAÇÃO QUE INDICA A FALA DAS PERSONAGENS?______________________________________________
f)       QUAL A MORAL DA FÁBULA?___________________________________




















            A RÃ E O BOI


A RÃ E A SARACURA TOMAVAM SOL À BEIRA DE UM BREJO, QUANDO CHEGOU O BOI. A RÃ VENDO-O DISSE:
-QUER VER COMO FICO IGUAL A ESSE BOI?
-IMPOSSÍVEL. DISSE A SARACURA.
A RÃ FALOU ESTUFANDO O PEITO:
-POIS OLHE! NÃO ESTOU IGUALZINHA A ELA?
A SARACURA DISSE:
-FALTA MUITO, AMIGA.
E A RÃ ESTUFOU MAIS AINDA.
-E AGORA? DISSE.
A RÃ CONCENTROU TODAS AS SUAS FORÇAS, ENGOLIIU MAIS AR E FOI ESTUFANDO ATÉ ESTOURAR.
O BOI, QUE TINHA CABADO DE BEBER A SUA ÁGUA, LANÇOU UM OLHAR DE FILÓSOFO SOBRE A RÃ E DISSE:

_Quem nasce para 10 réis nunca chega a vintém. (moral)


COMPREENDENDO O TEXTO

1-        QUAIS OS PERSONAGENS DO TEXTO?_______________
2-        O QUE A RÃ E A SARACURA FAZIAM À BEIRA DE UM BREJO?_______
3-        A RÃ QUERIA FICAR IGUAL A QUEM?_______________
4-        QUAL A MORAL DA HISTÓRIA?__________________________________
5-        CIRCULE E PINTE AS PALAVRAS QUE TEEM DÍGRAFOS.___________

 

 O JULGAMENTO DA OVELHA

UM CACHORRO DE MAUS BOFES ACUSOU UMA OVELHA DE TER LHES ROUBADO UNS OSSOS.
A OVELHA, INOCENTE, ARGUMENTAVA QUE ERA HERBÍVORA E QUE, PORTANTO NÃO COMIA OSSOS. MAS, O CACHORRO TANTO FEZ QUE ACABOU LEVANDO-A AUM TRIBUNAL.
O GAVIÃO QUE ERA O JUÍZ REUNIU DOZE URUBUS DE PAPO VAZIO PARA JULGAR O CASO.
O JÚRI CONDENOU A OVELHA A DEVOLVER O OSSO PARA O CACHORRO. COMO NÃO O TINHA NAS MÃOS A OVELHA RESOLVEU DAR-LHE A PRÓPRIA VIDA PARA PROVAR QUE ERA INOCENTE.
O CACHORRO SANGROU-A E ESQUARTEJOU-A, DIVIDINDO-A COM OS JUÍZES FAMINTOS.


Moral: Fiar-se na justiça dos poderosos, que tolice... A justiça deles não vacila em tomar do branco e solenemente decretar que é do preto.

COMPREENDENDO O TEXTO

1-QUAIS OS PERSONAGENS DO TEXTO?___________________________
2-DO QUE A OVELHA FORA ACUSADA?____________________________
3-A OVELHA ERA CULPADA OU INOCENTE?_______________________
4-QUEM ERA O JUÍZ?_____________________________________________
5-QUEM O JUÍZ REUNIU PARA SEREM OS JURADOS?________________
            6-AQUAL A MORAL DA HISTÓRIA?________________________________






            O GALO QUE LOGROU A RAPOSA


UM VELHO GALO MATREIRO, PERCEBENDO A APROXIMAÇÃO DA REPOSA, EMPOLEIROU-SE NUMA ÁRVORE. A RAPOSA JÁ VEIO DIZENDO:
-AMIGO, VENHO CONTAR UMA NOVIDADE: ACABOU-SE A GUERRA ENTRE OS ANIMAIS. AGORA TODOS OS BICHOS ANDAM AOS BEIJOS. VENHA, DESÇA DAÍ. VAMOS COMEMORAR.
E O CACHORRO, MUITO ESPERTO, FALOU:
-MUITO BEM, AMIGA!NÃO IMAGINA COMO FICO FELIZ! MAS, VOU ESPERAR O AMIGO CACHORRO QUE VEM LOGO ALÍ. PARA COMEMORARMOS JUNTOS.
AO OUVIR FALAR EM CACHORRO, DONA RAPOSA NÃO QUIS SABER DE HISTÓRIAS TRATOU LOGO DE SAIR FORA E FOI LOGO DIZENDO:
-INFELIZMENTE, AMIGO GALO, TENHO PRESSA E NÃO POSSO ESPERAR PELO AMIGO CACHORRO. FICA PARA OUTRA VEZ. ATÉ LOGO!

Moral: Contra a esperteza, esperteza e meia.

COMPREENDENDO O TEXTO

1-QUAIS OS PERSONAGENS DO TEXTO?__________________________
2-ONDE O GALO EMPOLEIROU-SE?______________________________
3-QUAL A NOVIDADE QUE A RAPOSA QUERIA CONTAR?__________
4-COMO A RAPOSA SEREFERIA AO GALO?_______________________
5-A RAPOSA E O GALO SE ABRAÇARAM?_________________________
6-POR QUE O GALO NÃO QUIS DESCER DA ÁRVORE?______________
          7-QUAL A MORAL DA HISTÓRIA?__________________________________




ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR (CIÊNCIAS)



1-QUAIS OS ANIMAIS QUE ESTÃO PRESENTES NAS FÁBULAS QUE TRABALHAMOS QUE VOCÊCONHECE?________________


2-DESSES ANIMAIS ESCREVA O NOME DOS QUE SÃO MAÍMEFROS._______________________________________________

3-RESPONDA DE ACORDO COM OS ANIMAIS CITADOS NOS TEXTOS:

a) QUAIS O QUE TEEM O CORPO COBERTO DE PENAS?______

b) QUAIS TEEM O CORPO COBERTO DE PELOS?____________

c)QUAIS RASTEJAM?_______________________________________


4-CLASSIFIQUE OS ANIMAIS ESTUDADOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE PATAS QUE POSSUEM:

RATO______________________________________________________
GAVIÃO____________________________________________________
RÃ_________________________________________________________
OVELHA____________________________________________________
LEÃO______________________________________________________
BOI_________________________________________________________
LEBRE_____________________________________________________
TARTARUGA_______________________________________________
GALO______________________________________________________
URUBU_____________________________________________________

5-QUAIS OS INSETOS PRESENTES NAS FÁBULAS?______________








ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR (GEOGRAFIA)



1-DOS ANIMAIS ESTUDADOS NO TEXTO QUAIS FAZEM PARTE DA FAUNA DA NOSSA REGIÃO?____________________________

2-QUAL O ANIMAL PRESSENTE EM UMA DAS FÁBULAS QUE É CONSIDERADO FEROZ?_____________________________________

3-MOSTRE OS SEUS CONHECIMENTOS REGISTRANDO NOS ESPAÇOS ABAIXO QUAL O HABITAT NATURAL DESSES ANIMAIS.

RATO______________________________________________________
GAVIÃO____________________________________________________
RÃ_________________________________________________________
OVELHA____________________________________________________
LEÃO______________________________________________________
BOI_________________________________________________________
LEBRE_____________________________________________________
TARTARUGA_______________________________________________
GALO______________________________________________________
URUBU_____________________________________________________


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR (MATEMÁTICA)

 
1-ANALISE A IMAGEM DA TARTARUGA E RESPONDA QUANTAS PATAS ELA TEM?_________________________________


2-SE UM CACHORRO TEM 4 PATAS, QUANTAS PATAS TERÃO 3 CACHORROS?____________________________________________

3-REPRESENTE EM FORMA DE MULTIPLICAÇÃO: 4+4+4+4=

4-QUANTOS ANIMAIS FORAM CITADOS NAS FÁBULAS TRABALHADAS?____________________________________________

5-DOS ANIMAIS PRESENTES NAS FÁBULAS QUAL É O MAIS VELOZ? E O MAIS LENTO?_______________________________

6-QUAL O MENOR ANIMAL CITADO NAS FÁBULAS?__________

7-SE JUNTARMOS O BOI, O RATO, A RAPOSA, O CACHORRO E A OVELHA, QUANTAS PATAS TEREMOS?___________________

8-OGALO TEM 2 PATAS, QUANTAS TERÃO 5 GALOS JUNTOS?___________________________________________________


ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR (ARTES)


1-PESQUISE EM REVISTAS, LIVROS E JORNAIS, RECORTE E COLE A FIGURA DO ANIMAL QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NAS FÁBULAS.


2-AGORA DESENHE O ANIMAL QUE PARTICIPOU DA HISTÓRIA JUNTO COM ELE.

TUMES E QUAL A VANTAGEM DE TÊ-LO COMO ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário