PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA IDADE
CERTA-PNAIC
ESCOLA MUNICIPAL LAGOA DOS CURRAIS
PROFESSORA- DARCILENE
PROJETO DIDÁTICO
TEMA DO PROJETO- Trabalhar os
textos descritivos atravésdas fábulas.
ANO/CICLO- 1º, 2º ano
DURAÇÃO- Duas semanas.
ÁREAS DO CONHECIMENTO: (DISCIPLINAS):
1-Língua
Portuguesa-
2-Ciências-
3-Geografia-
4-Matemática-
5-E.
Artística-
1.TEMA-Mural de textos
descritivos.
2. OBJETIVOS-
§ Avançar no
conhecimento da linguagem escrita e do sistema alfabético do aluno;
§ Inter textualizar
as fábulas relacionando-as para percepção do que há em comum;
§ Realizar um
projeto com um mural expositivo de textos descritivos a partir da leitura das
fábulas trabalhadas de forma interdisciplinar.
3.CONTEÚDOS:
1-Leitura escrita e interpretação
textual;
2-Classificação dos animais;
3-Fauna e habitat natural;
4-Tamanho; Lateralidade; Peso;
Velocidade; Adição e Noção de multiplicação;
5-Desenho espontâneo.
4-TEMPO ESTIMADO-20 aulas.
5. MATERIAL NECESSÁRIO:
Livro: Fábulas de Monteiro Lobato do acervo do
PNAIC;
Livro
didático:
Aquarela do Saber, 1ª série de Celme Farias Medeiros.
Fábulas:
§ A tartaruga e a
lebre;
§ O leão e o rato;
§ A cigarra e as
formigas;
§ A coruja e a
águia;
§ A rã e o boi;
§ O julgamento da
ovelha;
§ O galo que
logrou a raposa;
6.APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA:
(METODOLOGIAS):
Criar
um mural de fábulas para ser apresentado a outras escolas que participam do
PNAIC e depois, exposto no mural de atividades da escola cuja turma realizou o trabalho.
7.PLANEJAMENTO DAS ETAPAS:
1ª ETAPA- Selecionar as
fábulas que serão trabalhadas. Durante dois dias ler em voz alta os textos escolhidos. Discutir as inquietações que
despertam nos alunos e quais relações que têm entre si. Reler trechos para confirmar as interpretações ou retomar
partes das fábulas. Discutir o que há em comum.
2ªETAPA-Explicar o que é
um mural expositivo. Propor a organização de um mural de fábulas. Iniciaremos
construindo uma tabela coletiva para
registrarmos o título da fábula e a moral que ela traz, pedindo-lhes que a
completem ao fim de cada leitura.
Promover desafios para que localizem o
que está escrito em um trecho e
copiá-lo.
3ª ETAPA- Pedir aos alunos
que ditem, coletivamente, um texto
sobre o que aprenderam a respeito das características fábulas até aquele
momento. Permitindo que nesse momento as crianças tenham em suas mãos os textos para consultar e ver como as
informações são escritas.
4ª ETAPA- Propor aos
alunos em duplas, que elaborem um texto
descritivo sobre alguns animais que estão nos texto trabalhados. É
importante que antes sejam eleitas as informações
para caracterizá-los. Discutir como colocar os dados, quais palavras e expressões usar. Os alunos devempensar nas dificuldades da leitura das
palavras e no caso dos alfabéticos, na ortografia. Cada dupla deve desenhar
o animal descrito.
5ª ETAPA- Escolher alguns textos com problemas de escrita – como
o escasso uso de recursos descritivos – e discuta. Depois oriente a revisão. Os alunos das duplas devem se alternar para reescrever o texto definitivo. Reunir
os trabalhos e as ilustrações e montar o
mural expositivo.
8.AVALIAÇÃO-Ao longo do
projeto, notar se os alunos mostram preferenciais de temas, personagens, se
relacionam o que leem e se opinam sobre as fábulas. Na hora da escrita analise
e confrontam as concepções sobre o sistema de escrita e se avançaram em relação
à linguagem.
A LEBRE E A TARTARUGA
CERTA VEZ, UMA LEBRE VELOZ DESAFIOU UMA
TARTARUGA LENTA PARA UMA CORRIDA.
A TARTARUGA ACEITOU O DESAFIO.
A LEBRE ACHOU QUE O CONVITE ERA UMA
CAÇOADA.
A CORRIDA COMEÇOU. A LEBRE DISPAROU.
A TARTARUGA, COITADA! ANDAVA DEVAGAR...
A LEBRE OLHOU PARA ATARTARUGA E RESOLVEU
DORMIR.
E QUE SUSTO LEVOU AO ACORDAR!
A TARTRAUGA JÁ TINHA CHAGADO AO FINAL
VITORIOSA...
Moral:
A autoconfiança exagerada pode causar prejuízo.
Adaptado de Jean de La Fontaine.
COMPREENDENDO O
TEXTO
1.
RESPONDA
ATENTAMENTE:
A)QUAL O TÍTULO DO TEXTO?__________________________________
B)QUAIS OS PERSONAGENS DO TEXTO?__________________________
C)QUAL O DESAFIO QUE A LEBRE FEZ À TARTARUGA?_____________
D)PARA A LEBRE, O QUE SIGNIFICA O CONVITE?_________________
E)A LEBRE, VENDO COMO A TARTARUGA ANDAVA
DEVAGARINHO, O QUE RESOLVEU FAZER?_______________________________________
F)POR QUE ELA SE ASSUSTOU QUANDO ACORDOU?_______________
2.
QUAL
A MORAL DA FÁBULA?___________________________________
O LEÃO E O RATO
CERTO DIA O RATO
SAIU DA TOCA. (CORRER)
MUITO ASSUSTADO
ESTAVA O RATO, POIS FUGIA DO GATO PRETO.
NO CAMINHO
ENCONTROU O LEÃO, LEVOU UM GRANDE SUSTO E COMEÇOU A TREMER. (TREMER)
O REI DOS
ANIMAIS VENDO O RATINHO TÃO NERVOSO, NÃO LHE FEZ MAL NENHUM E DEIXOU QUE ELE
SEGUISSE SEU CAMINHO.
UM DIA O LEÃO
CAIU NUMA ARMADILHA E POR MAIS QUE SE MOVEMENTASSE O CORPO INTEIRO NÃO
CONSEGUIA SAIR. (MOVIMENTAR O CORPO)
FEZ FORÇA
(MOVIMENTO DE EMPURRAR), RUGIU FURIOSO, MAS DE NADA ADIANTOU.
O RATO QUE
NAQUELE DIA PASSAVA POR ALI, VIU O DESESPERO DO AMIGO E RESOLVEU ROER AS CORDAS
DA REDE COM MUITA PACIÊNCIA.
QUANDO TERMINOU
ESTAVA CANSADO, MAS MUITO FELIZ. ENTÃO COMEÇOU A DAR PULOS DE ALEGRIA. (DAR
PULOS)
O LEÃO, VENDO-SE
LIVRE, AGRADECEU AO RATINHO E PROMETERAM SER AMIGOS PARA SEMPRE.
Moral: Ninguém é tão forte que não precise da ajuda
de alguém.
COMPREENDENDO
O TEXTO
1-
DEQUEM
O RATO FUGIA?___________________________________
2-
QUAIE
OS PERSONAGENS DO TEXTO?________________________
3-
QUEM
É O REI DOS ANIMAIS?_______________________________
4-
ONDE
O LEÃO CAIU?________________________________________
5-
COMO
O RATO AJUDOU O LEÃO?____________________________
6-
QUAL
A MORAL DA HISTÓRIA?______________________________
7-
RETIRE
DO TEXTO OS
DÍGRAFOS._______________________________________________________________________________________________________________
8-
RETIRE
DO TEXTO O SUBSTANTIVO QUE ENCONTRA-SE NO GRAU
DIMINUTIVO._________________________________________
A CIGARRA E AS FORMIGAS
A
CIGARRA CANTAVA AO PÉ DE UM FORMIGUEIRO DURANTE TODO O VERÃO. ENQUANTO AS
FORMIGAS TRABALHAVAM E JUNTAVAM ALIMENTOS.
QUANDO
O VERÃO PASSOU VEIO O INVERNO. E A CIGARRA NÃO TINHA COMIDA. COM FOME, RESOLVEU
BATER À PORTA DA FORMIGA PRA PEDIR-LHE ABRIGO E ALIMENTO.
A
FORMIGA PERGUNTOU-LHES:
-O
QUE VOCÊ FEZ DURANTE O VERÃO E A CIGARRA RESPONDEU-LHE:
-
EU CANTEI!
ENTÃO
A FORMIGA RETRUCOU:
-POIS,
ENTÃO ENTRE AMIGUINHA. NÃO POSSO ESQUECER AS BOAS HORAS QUE SUA CANTORIA ME
PROPORCIONOU.
Moral: Os artistas são as cigarras da
humanidade.
COMPREENDENDO O TEXTO
1-
RESPONDA
ATENTAMENTE;
a)
QUAIS
OS PERSONAGENS DA FÁBULA?__________________________
b)
O
QUE A CIGARRA FEZ DURANTE O VERÃO?____________________
c)
E
A CIGARRA, O QUE DURANTE O VERÃO?______________________
d)
O
QUE A CIGARRA FOI PEDIR A FORMIGA?______________________
e)
QUAL
O SINAL DE PONTUAÇÃO QUE INDICA A FALA DAS
PERSONAGENS?______________________________________________
f)
QUAL
A MORAL DA FÁBULA?___________________________________
A RÃ E O BOI
A
RÃ E A SARACURA TOMAVAM SOL À BEIRA DE UM BREJO, QUANDO CHEGOU O BOI. A RÃ
VENDO-O DISSE:
-QUER
VER COMO FICO IGUAL A ESSE BOI?
-IMPOSSÍVEL.
DISSE A SARACURA.
A
RÃ FALOU ESTUFANDO O PEITO:
-POIS
OLHE! NÃO ESTOU IGUALZINHA A ELA?
A
SARACURA DISSE:
-FALTA
MUITO, AMIGA.
E
A RÃ ESTUFOU MAIS AINDA.
-E
AGORA? DISSE.
A
RÃ CONCENTROU TODAS AS SUAS FORÇAS, ENGOLIIU MAIS AR E FOI ESTUFANDO ATÉ
ESTOURAR.
O
BOI, QUE TINHA CABADO DE BEBER A SUA ÁGUA, LANÇOU UM OLHAR DE FILÓSOFO SOBRE A
RÃ E DISSE:
_Quem nasce para 10 réis nunca chega a
vintém. (moral)
COMPREENDENDO O TEXTO
1-
QUAIS
OS PERSONAGENS DO TEXTO?_______________
2-
O
QUE A RÃ E A SARACURA FAZIAM À BEIRA DE UM BREJO?_______
3-
A
RÃ QUERIA FICAR IGUAL A QUEM?_______________
4-
QUAL
A MORAL DA HISTÓRIA?__________________________________
5-
CIRCULE
E PINTE AS PALAVRAS QUE TEEM DÍGRAFOS.___________
O JULGAMENTO DA OVELHA
UM CACHORRO DE MAUS BOFES ACUSOU UMA
OVELHA DE TER LHES ROUBADO UNS OSSOS.
A OVELHA, INOCENTE, ARGUMENTAVA QUE ERA
HERBÍVORA E QUE, PORTANTO NÃO COMIA OSSOS. MAS, O CACHORRO TANTO FEZ QUE ACABOU
LEVANDO-A AUM TRIBUNAL.
O GAVIÃO QUE ERA O JUÍZ REUNIU DOZE
URUBUS DE PAPO VAZIO PARA JULGAR O CASO.
O JÚRI CONDENOU A OVELHA A DEVOLVER O
OSSO PARA O CACHORRO. COMO NÃO O TINHA NAS MÃOS A OVELHA RESOLVEU DAR-LHE A
PRÓPRIA VIDA PARA PROVAR QUE ERA INOCENTE.
O CACHORRO SANGROU-A E ESQUARTEJOU-A,
DIVIDINDO-A COM OS JUÍZES FAMINTOS.
Moral:
Fiar-se na justiça dos poderosos, que tolice... A justiça deles não vacila em
tomar do branco e solenemente decretar que é do preto.
COMPREENDENDO
O TEXTO
1-QUAIS OS PERSONAGENS DO
TEXTO?___________________________
2-DO QUE A OVELHA FORA
ACUSADA?____________________________
3-A OVELHA ERA CULPADA OU
INOCENTE?_______________________
4-QUEM ERA O
JUÍZ?_____________________________________________
5-QUEM O JUÍZ REUNIU PARA SEREM OS
JURADOS?________________
6-AQUAL A MORAL DA
HISTÓRIA?________________________________
O GALO QUE LOGROU A RAPOSA
UM
VELHO GALO MATREIRO, PERCEBENDO A APROXIMAÇÃO DA REPOSA, EMPOLEIROU-SE NUMA
ÁRVORE. A RAPOSA JÁ VEIO DIZENDO:
-AMIGO,
VENHO CONTAR UMA NOVIDADE: ACABOU-SE A GUERRA ENTRE OS ANIMAIS. AGORA TODOS OS
BICHOS ANDAM AOS BEIJOS. VENHA, DESÇA DAÍ. VAMOS COMEMORAR.
E
O CACHORRO, MUITO ESPERTO, FALOU:
-MUITO
BEM, AMIGA!NÃO IMAGINA COMO FICO FELIZ! MAS, VOU ESPERAR O AMIGO CACHORRO QUE
VEM LOGO ALÍ. PARA COMEMORARMOS JUNTOS.
AO
OUVIR FALAR EM CACHORRO, DONA RAPOSA NÃO QUIS SABER DE HISTÓRIAS TRATOU LOGO DE
SAIR FORA E FOI LOGO DIZENDO:
-INFELIZMENTE,
AMIGO GALO, TENHO PRESSA E NÃO POSSO ESPERAR PELO AMIGO CACHORRO. FICA PARA
OUTRA VEZ. ATÉ LOGO!
Moral: Contra a esperteza, esperteza e
meia.
COMPREENDENDO O TEXTO
1-QUAIS
OS PERSONAGENS DO TEXTO?__________________________
2-ONDE
O GALO EMPOLEIROU-SE?______________________________
3-QUAL
A NOVIDADE QUE A RAPOSA QUERIA CONTAR?__________
4-COMO
A RAPOSA SEREFERIA AO GALO?_______________________
5-A
RAPOSA E O GALO SE ABRAÇARAM?_________________________
6-POR QUE O GALO
NÃO QUIS DESCER DA ÁRVORE?______________
7-QUAL A MORAL DA
HISTÓRIA?__________________________________
ATIVIDADE
INTERDISCIPLINAR (CIÊNCIAS)
1-QUAIS
OS ANIMAIS QUE ESTÃO PRESENTES NAS FÁBULAS QUE TRABALHAMOS QUE VOCÊCONHECE?________________
2-DESSES
ANIMAIS ESCREVA O NOME DOS QUE SÃO
MAÍMEFROS._______________________________________________
3-RESPONDA
DE ACORDO COM OS ANIMAIS CITADOS NOS TEXTOS:
a)
QUAIS O QUE TEEM O CORPO COBERTO DE PENAS?______
b)
QUAIS TEEM O CORPO COBERTO DE PELOS?____________
c)QUAIS
RASTEJAM?_______________________________________
4-CLASSIFIQUE OS ANIMAIS ESTUDADOS DE ACORDO COM A QUANTIDADE DE PATAS QUE POSSUEM:
RATO______________________________________________________
GAVIÃO____________________________________________________
RÃ_________________________________________________________
OVELHA____________________________________________________
LEÃO______________________________________________________
BOI_________________________________________________________
LEBRE_____________________________________________________
TARTARUGA_______________________________________________
GALO______________________________________________________
URUBU_____________________________________________________
5-QUAIS
OS INSETOS PRESENTES NAS FÁBULAS?______________
ATIVIDADE
INTERDISCIPLINAR (GEOGRAFIA)
1-DOS
ANIMAIS ESTUDADOS NO TEXTO QUAIS FAZEM PARTE DA FAUNA DA NOSSA
REGIÃO?____________________________
2-QUAL
O ANIMAL PRESSENTE EM UMA DAS FÁBULAS QUE É CONSIDERADO
FEROZ?_____________________________________
3-MOSTRE
OS SEUS CONHECIMENTOS REGISTRANDO NOS ESPAÇOS ABAIXO QUAL O HABITAT NATURAL
DESSES ANIMAIS.
RATO______________________________________________________
GAVIÃO____________________________________________________
RÃ_________________________________________________________
OVELHA____________________________________________________
LEÃO______________________________________________________
BOI_________________________________________________________
LEBRE_____________________________________________________
TARTARUGA_______________________________________________
GALO______________________________________________________
URUBU_____________________________________________________
ATIVIDADE
INTERDISCIPLINAR (MATEMÁTICA)
1-ANALISE
A IMAGEM DA TARTARUGA E RESPONDA QUANTAS PATAS ELA TEM?_________________________________
2-SE
UM CACHORRO TEM 4 PATAS, QUANTAS PATAS TERÃO 3
CACHORROS?____________________________________________
3-REPRESENTE
EM FORMA DE MULTIPLICAÇÃO: 4+4+4+4=
4-QUANTOS
ANIMAIS FORAM CITADOS NAS FÁBULAS TRABALHADAS?____________________________________________
5-DOS
ANIMAIS PRESENTES NAS FÁBULAS QUAL É O MAIS VELOZ? E O MAIS
LENTO?_______________________________
6-QUAL
O MENOR ANIMAL CITADO NAS FÁBULAS?__________
7-SE
JUNTARMOS O BOI, O RATO, A RAPOSA, O CACHORRO E A OVELHA, QUANTAS PATAS
TEREMOS?___________________
8-OGALO
TEM 2 PATAS, QUANTAS TERÃO 5 GALOS
JUNTOS?___________________________________________________
ATIVIDADE
INTERDISCIPLINAR (ARTES)
1-PESQUISE
EM REVISTAS, LIVROS E JORNAIS, RECORTE E COLE A FIGURA DO ANIMAL QUE VOCÊ MAIS
GOSTOU NAS FÁBULAS.
2-AGORA
DESENHE O ANIMAL QUE PARTICIPOU DA HISTÓRIA JUNTO COM ELE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário