SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
1.
IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA MUNICIPAL BOA VISTA
TURMA: 2º e 3º anos
PROFESSORA: Marcos Rodrigues de
Almeida
Número de aulas: 10
OBRA OU GÊNERO: PARLENDA
“A CASINHA DA VOVÓ”
A casinha da vovó
Cercadinha de cipó.
O café está demorando
Com certeza não tem pó.
2.
ÁREA
DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO:
LÍNGUA PORTUGUESA: *
Alfabeto e ordem alfabética; * Vogais; * Consoantes; * Letras e sílabas; *
Rimas; * Substantivos; * Diminutivos.
MATEMÁTICA:
* Números, quantidade e ordinais.
HISTÓRIA:
* Família; * Relações sociais.
GEOGRAFIA: *
Moradias
3.
OBJETIVOS:
·
Atentar-se para a letra inicial das
palavras e quantidade de letras;
·
Interpretar textos orais a partir de
histórias ouvidas e gravuras;
·
Reconhecer aspectos sonoros da língua
(som e rima);
·
Interagir com os colegas;
·
Encontrar os substantivos na parlenda;
·
Diferenciar o grau normal do diminutivo;
·
Ler as palavras da parlenda mesmo que
não convencionalmente;
·
Saber identificar quem são os seus
familiares;
·
Promover boas relações entre os colegas;
·
Identificar em que tipo de moradia o
aluno mora e quais os tipos existentes;
·
Identificar quantidade e saber contar as
letras e as sílabas das palavras;
·
Diferenciar quantidade de ordem.
4.
METODOLOGIA
(lembrar o eixo)
1º dia:
Eixo: apropriação da leitura, interpretação e oralidade.
·
Organizar a turma em círculo e ler a
parlenda escrita no cartaz;
·
Ler a parlenda pausadamente passando o
dedo sobre as palavras;
·
Fazer a exploração oral da parlenda com
questões de compreensões: de quem é a casinha? Como é a casinha? Por que o café
está demorando?
2º dia:
Eixo: apropriação da escrita
·
Mostrar o cartaz da parlenda e ler com
os alunos;
·
Pedir que os alunos identifiquem a
primeira e a última palavra da parlenda, colorindo-as de vermelho e azul e em
seguida ao alunos copiarão a parlenda;
·
Circular na parlenda a palavra casinha e
desenhar a casinha da vovó;
·
Reescrever as palavras que estão no
diminutivo.
3º dia:
Eixo: apropriação da leitura
·
Distribuir o texto para cada aluno e
pedir que eles coloram de lápis verde os espaços em branco, levando-os a
perceber que em cada espaço, temos uma nova palavra;
·
O aluno deverá contar o número de
palavras encontradas na primeira linha da parlenda e em seguida repetir com as
demais linhas;
·
Mostrar que existem palavras com poucas
letras (a, da, de, com, o, pó) ressaltando que elas são palavras;
·
Pedir que os alunos circulem de lápis
vermelho a palavra casinha na parlenda e que contem o número de letras dessa
palavra:
a) Quantas
letras tem?
b) Qual
a letra inicial?
c) Qual
a letra final?
·
Em seguida, peça que eles circulem de
azul as palavras com duas letras, de verde as palavras com três e de amarelo as
palavras com quatro letras.
4º dia:
apropriação da produção de texto escrito
·
Usar o alfabeto móvel e pedir que eles
montem a palavra casinha;
·
Dispor fichas com as frases emendadas da
parlenda e peça que os alunos as organizem de maneira correta;
·
Registrar no caderno;
·
Fazer uma colagem de tipos de moradias.
5º dia:
apropriação da escrita
·
Atividade impressa para os alunos
responderem usando livros, recortando palavras com duas, três ou mais letras e
colar no caderno;
·
Desenhar a família e dizer por que ela é
importante;
·
Reescrever as palavras do texto em ordem
alfabética.
6º dia:
apropriação da leitura
·
Apresentar o segundo cartaz com desenhos
no lugar de palavras;
·
Pedir que os alunos comparem com o
primeiro cartaz (letra de imprensa maiúscula) com o segundo (desenho);
·
Pedir que os alunos observem os dois
cartazes e em seguida dispor as fichas com as palavras do texto e pedir que
eles procurem as palavras correspondentes aos desenhos.
7º dia:
apropriação da leitura e da escrita
·
Expor o alfabeto em letra de imprensa
maiúscula;
·
Distribuir o alfabeto impresso em folha
para cada aluno e um alfabeto móvel;
·
Apresentar letra por letra e testar o
conhecimento do aluno;
·
Apontar no cartaz a letra e dizer seu
nome e pedir que os alunos identifiquem-na em seu alfabeto móvel e repetir seu
nome;
·
Ditar cada letra até formar palavra e
perguntar qual palavra da parlenda formamos. (casinha)
·
Pedir que o aluno mostre na parlenda
todas as palavras que comecem com a letra C e as que também estão no meio delas
e pinte-as de amarelo.
8º dia:
apropriação da escrita de texto
·
Apresentar o terceiro cartaz (letra de
imprensa minúscula) e compare com o primeiro cartaz, mostrando as diferenças
entre eles;
·
Mostrar uma letra no alfabeto maiúsculo
e pedir que eles identifiquem no minúsculo, pedindo para formar pares com as
ficha e copiar no caderno;
·
Ver quem é capaz de reescrever o texto
sem olhar para o mesmo.
9º dia:
apropriação da escrita
·
Apresente o quarto cartaz (letra
cursiva);
·
Repetir o procedimento da aula 8,
mostrar que usamos letras cursivas maiúscula para o início de frases e as
demais minúsculas.
·
Fazer um ditado com as palavras do
texto.
10º dia:
apropriação da oralidade e da escrita
·
Utilizar o cartaz da parlenda;
·
Escolher uma palavrada parlenda, falar
pausadamente, silabando e perguntar aos alunos quantos pedacinhos tem essa
palavra;
·
Ver quantas vezes abrimos a boca para
falar e explicar que sílaba e pedaço são a mesma coisa;
·
Escolher uma palavra da parlenda e pedir
que o aluno identifique a primeira sílaba ou pedaço da palavra e sublinhe;
·
Pedir exemplo de outras palavras com a
mesma inicial e escrever assas palavra n o quadro e pedir que escrevam no
caderno.
5.
RECURSOS:
*Cartazes
da parlenda; * Cartazes do alfabeto; * Caderno; * Lápis de Cores; * Fichas das
letras maiúsculas e minúsculas; * Texto impresso; * Jogos.
6.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação será processual e contínua individualmente ou em grupo, observando as
suas dificuldades e seus avanços; através de leitura e atividades escritas.
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