SEQUENCIA DIDÁTICA ORIENTADORA ELIANA MARTINS



PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOSÉ.
TURMA: 1º ANO.
PROFESSORA ALFABETIZADORA: JUSSARIA RIBEIRO DA COSTA.
ORIENTADORA: ELIANA
NÚMERO DE AULA: 05








SEQUÊNCIA DIDÁTICA









Ø SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO:  CONTO

Ø CONTEÚDOS:

SÍLABAS;
SEPARAÇÃO DE SILABAS;
NÚMERO DE SÍLABAS;
 SINGULAR E PLURAL;
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO;
MEIOS DE TRANSPORTE;
MEIOS DE COMUNICAÇÃO;
ANIMAIS SILVESTRES.

Ø ÁREA DE CONHECIMENTO:

PORTUGUÊS, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS E ARTES.

Ø OBJETIVOS:

·        REALIZAR LEITURA COLETIVA COM IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO;
·        DESENVOLVER ATIVIDADES ORAIS E ESCRITAS DE ACORDO COM O CONTO LIDO;
·        COMPREENDER QUE AS PALAVRAS SÃO COMPOSTAS POR UNIDADES SONORAS;
·        PERCEBER A VARIAÇÃO DOS NOMES QUANTO AO NÚMERO: SINGULAR E PLURAL;
·        DIFERENCIAR E RESOLVER PROBLEMAS QUE ENVOLVAM A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO;
·        DISTINGUIR OS MEIOS DE TRANSPOTE;
·        IDENTIFICAR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DO NOSSO COTIDIANO;
·        IDENTIFICAR ANIMAIS SILVESTRES;

Ø RECURSOS:

LIVRO DE CONTO, LIVRO DIDÁTICO, PAPEL A4, IMPRESSORA,
PAPEL MADEIRA, FITA ADESIVA, PILOT, LÁPIS DE COR, LOUSA E GIZ.

Ø AVALIAÇÃO:

A AVALIAÇÃO DOS ALUNOS ACONTECERÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS:
·        PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA;
·        DESEMPENHO;
·        DEBATES;
·        ATIVIDADES ORAIS E ESCRITAS.

1ª AULA

ORALIDADE

·        COMO SE CHAMA A MENINA DA HISTÓRIA CONTADA?
·        PRA VOCÊ COMO É CHAPEUZINHO VERMELHO? É ALTA? É BAIXA?
·        QUEM PREPAROU A CESTA COM ALIMENTOS?
·        PARA QUEM ERA A CESTA?
·        CHAPEUZINHO VERMELHO OBEDECEU A ORDEM DE SUA MÃE?
·        VOCÊ É UM(A) FILHO(A) OBEDIENTE?
·        QUAL FOI A CONSEQUÊNCIA DA DESOBEDIÊNCIA DA CHAPEUZINHO VERMELHO?

ANÁLISE LINGUÍTICA

COLOCAR NA LOUSA AS PALAVRAS  LOBO E VOVÓ. EXPLICAR QUE CADA SÍLABA FORMA UMA UNIDADE SONORA, A PARTIR DAS PRIMEIRAS SÍLABAS  DAS PALAVRAS EM ESTUDO, SOLICITAR QUE OS ALUNOS CRIAM  NOVAS PALAVRAS, EM SEGUIDA LÊ-LAS E COPIÁ-LAS.
PARA APRIMORAR O CONTEÚDO SÍLABAS, BRINCAR COM O JOGO DE ALFABETIZAÇÃO: DADO SONORO.
ATRAVÉS DE ATIVIDADE IMPRESA, COM CONJUNTOS DE ELIMENTOS QUE PODERIAM ESTÁ NA CESTA DA CHAPEUZINHO VERMELHO, LOGO APÓS, FAZER A CONTAGEM DESSES ELEMENTOS.


2ª AULA

RETIRAR DO TEXTO LIDO, TODOS OS NOMES DE PERSONAGENS, EXPOR NUMA FOLHA DE PAPEL MADEIRA, FAZER A LEITURA COLETIVA E INDIVIDUAL DE CADA PALAVRA, EM SEGUIDA, FAZER A SEPARAÇÃO DE SÍLABAS DE CADA UMA.
POR MEIO, DE ATIVIDADE IMPRESSA, RESOLVER  QUESTÕES QUE ENVOLVAM ADIÇÃO E DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO.

3ª AULA

ATRAVÉS DE ATIVIDADE IMPRESSA COM  LISTA DE ALIMENTOS QUE PODERIAM ESTÁ NA CESTA DA CHAPEUZINHO, IDENTIFICAR E CONTAR O NÚMERO DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA.
IDENTIFICAR E PINTAR OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE PODERIAM TRANSPORTAR A CHAPEUZINHO VERMELHO PARA ACASA DA VOVÓ. EXPOR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, LOGO APÓS, IDENTIFICAR AQUELES QUE A MENINA PODERIA SE COMUNICAR COM A MÃE, A VOVÓ OU O CAÇADOR.
 RESOLVER QUESTÕES QUE ENVOLVAM A SUBTRAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA EM ESTUDO.

4ª AULA

POR MEIO, DE ATIVIDADE IMPRESSA RESOLVER QUESTÕES QUE ENVOLVAM A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA EM ESTUDO.
RELATAR QUE NA HISTÓRIA CONTADA, O LOBO ATACOU A VOVÓ E A NETA. QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE ESSA POSSIBILIDADE NA VIDA REAL. PARA ESCLARECER ESSA DÚVIDA LER O TRECHO “OS LOBOS” DO LIVRO: ANIMAIS DOS BOSQUES E DOS CAMPOS. EM SEGUIDA, EXPLICAR QUE, FELIZMENTE OS LOBOS NÃO SÃO IGUAIS AO DA HISTÓRIA. MAS QUE ELES SÃO ANIMAIS SILVESTRES. ENTÃO, OS ALUNOS DEVERÃO CRIAR UMA LISTA DE ANIMAIS SILVESTRES EM QUE A PERSONAGEM PRINCIPAL PODERIA ENCONTRAR NO BOSQUE.

5ª AULA

DE ACORDO COM A LISTA DOS ALIMENTOS FEITA ANTERIORMENTE, PASSAR AS PALAVRAS DO SINGULAR PARA O PLURAL.
SOLICITAR AOS ALUNOS QUE, EM UMA FOLHA DE PAPEL A4, DESENHEM DOIS PERSONAGENS DO CONTO. DEPOIS ESCREVER, COMO SOUBER O NOME DELES.
AO FINAL, COMPARAR COM OS COLEGAS. QUESTIONAR SE ELES ESCREVERAM OS MESMOS NOMES, DO MESMO JEITO, EM SEGUIDA, EXPOR O TRABALHO NO VARAL DA CLASSE.


Ø CONCLUSÃO:

EM VIRTUDE DAS ATIVIDADES MENCIONADAS, ESSE CONTO PRETENDE NÃO SÓ AMPLIAR O CONTATO DOS ALUNOS COM TEXTO LITERÁR IO, COMO TABÉM COLABORAR PARA A FORMAÇÃO DE ATITUDES FAVORÁVEIS A LEITURA E A ESCRITA.

Ø REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Carpaneda, Isabella pessoa de melo
            Porta aberta: Letramento e Alfabetização Linguística:
1º ano / Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança. – São Paulo: FTD, 2008. – (Coleção Porta Aberta: Letramento e Alfabetização Linguística).


Ø ANEXOS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário