PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC
ESCOLA
MUNICIPAL SÃO JOSÉ.
TURMA:
1º ANO.
PROFESSORA
ALFABETIZADORA: JUSSARIA RIBEIRO DA COSTA.
ORIENTADORA:
ELIANA
NÚMERO
DE AULA: 05
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
Ø SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM O GÊNERO: CONTO
Ø CONTEÚDOS:
SÍLABAS;
SEPARAÇÃO
DE SILABAS;
NÚMERO
DE SÍLABAS;
SINGULAR E PLURAL;
ADIÇÃO
E SUBTRAÇÃO;
MEIOS
DE TRANSPORTE;
MEIOS
DE COMUNICAÇÃO;
ANIMAIS
SILVESTRES.
Ø ÁREA DE CONHECIMENTO:
PORTUGUÊS,
MATEMÁTICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS E ARTES.
Ø OBJETIVOS:
·
REALIZAR LEITURA COLETIVA COM
IDENTIFICAÇÃO DE GÊNERO;
·
DESENVOLVER ATIVIDADES ORAIS E ESCRITAS
DE ACORDO COM O CONTO LIDO;
·
COMPREENDER QUE AS PALAVRAS SÃO
COMPOSTAS POR UNIDADES SONORAS;
·
PERCEBER A VARIAÇÃO DOS NOMES QUANTO AO
NÚMERO: SINGULAR E PLURAL;
·
DIFERENCIAR E RESOLVER PROBLEMAS QUE
ENVOLVAM A ADIÇÃO E A SUBTRAÇÃO;
·
DISTINGUIR OS MEIOS DE TRANSPOTE;
·
IDENTIFICAR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
DO NOSSO COTIDIANO;
·
IDENTIFICAR ANIMAIS SILVESTRES;
Ø RECURSOS:
LIVRO
DE CONTO, LIVRO DIDÁTICO, PAPEL A4, IMPRESSORA,
PAPEL
MADEIRA, FITA ADESIVA, PILOT, LÁPIS DE COR, LOUSA E GIZ.
Ø AVALIAÇÃO:
A
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS ACONTECERÁ MEDIANTE A OBSERVAÇÃO DE ALGUNS ASPECTOS:
·
PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA;
·
DESEMPENHO;
·
DEBATES;
·
ATIVIDADES ORAIS E ESCRITAS.
1ª AULA
ORALIDADE
·
COMO SE CHAMA A MENINA DA HISTÓRIA
CONTADA?
·
PRA VOCÊ COMO É CHAPEUZINHO VERMELHO? É
ALTA? É BAIXA?
·
QUEM PREPAROU A CESTA COM ALIMENTOS?
·
PARA QUEM ERA A CESTA?
·
CHAPEUZINHO VERMELHO OBEDECEU A ORDEM DE
SUA MÃE?
·
VOCÊ É UM(A) FILHO(A) OBEDIENTE?
·
QUAL FOI A CONSEQUÊNCIA DA DESOBEDIÊNCIA
DA CHAPEUZINHO VERMELHO?
ANÁLISE LINGUÍTICA
COLOCAR
NA LOUSA AS PALAVRAS LOBO E VOVÓ.
EXPLICAR QUE CADA SÍLABA FORMA UMA UNIDADE SONORA, A PARTIR DAS PRIMEIRAS
SÍLABAS DAS PALAVRAS EM ESTUDO,
SOLICITAR QUE OS ALUNOS CRIAM NOVAS
PALAVRAS, EM SEGUIDA LÊ-LAS E COPIÁ-LAS.
PARA
APRIMORAR O CONTEÚDO SÍLABAS, BRINCAR COM O JOGO DE ALFABETIZAÇÃO: DADO SONORO.
ATRAVÉS
DE ATIVIDADE IMPRESA, COM CONJUNTOS DE ELIMENTOS QUE PODERIAM ESTÁ NA CESTA DA
CHAPEUZINHO VERMELHO, LOGO APÓS, FAZER A CONTAGEM DESSES ELEMENTOS.
2ª AULA
RETIRAR
DO TEXTO LIDO, TODOS OS NOMES DE PERSONAGENS, EXPOR NUMA FOLHA DE PAPEL
MADEIRA, FAZER A LEITURA COLETIVA E INDIVIDUAL DE CADA PALAVRA, EM SEGUIDA,
FAZER A SEPARAÇÃO DE SÍLABAS DE CADA UMA.
POR
MEIO, DE ATIVIDADE IMPRESSA, RESOLVER
QUESTÕES QUE ENVOLVAM ADIÇÃO E DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA
CHAPEUZINHO VERMELHO.
3ª AULA
ATRAVÉS
DE ATIVIDADE IMPRESSA COM LISTA DE
ALIMENTOS QUE PODERIAM ESTÁ NA CESTA DA CHAPEUZINHO, IDENTIFICAR E CONTAR O
NÚMERO DE SÍLABAS DE CADA PALAVRA.
IDENTIFICAR
E PINTAR OS MEIOS DE TRANSPORTE QUE PODERIAM TRANSPORTAR A CHAPEUZINHO VERMELHO
PARA ACASA DA VOVÓ. EXPOR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, LOGO APÓS, IDENTIFICAR
AQUELES QUE A MENINA PODERIA SE COMUNICAR COM A MÃE, A VOVÓ OU O CAÇADOR.
RESOLVER QUESTÕES QUE ENVOLVAM A SUBTRAÇÃO
DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA EM ESTUDO.
4ª AULA
POR
MEIO, DE ATIVIDADE IMPRESSA RESOLVER QUESTÕES QUE ENVOLVAM A ADIÇÃO E A
SUBTRAÇÃO DENTRO DO CONTEXTO DA HISTÓRIA EM ESTUDO.
RELATAR
QUE NA HISTÓRIA CONTADA, O LOBO ATACOU A VOVÓ E A NETA. QUESTIONAR OS ALUNOS
SOBRE ESSA POSSIBILIDADE NA VIDA REAL. PARA ESCLARECER ESSA DÚVIDA LER O TRECHO
“OS LOBOS” DO LIVRO: ANIMAIS DOS BOSQUES
E DOS CAMPOS. EM SEGUIDA, EXPLICAR QUE, FELIZMENTE OS LOBOS NÃO SÃO IGUAIS
AO DA HISTÓRIA. MAS QUE ELES SÃO ANIMAIS SILVESTRES. ENTÃO, OS ALUNOS DEVERÃO
CRIAR UMA LISTA DE ANIMAIS SILVESTRES EM QUE A PERSONAGEM PRINCIPAL PODERIA
ENCONTRAR NO BOSQUE.
5ª AULA
DE
ACORDO COM A LISTA DOS ALIMENTOS FEITA ANTERIORMENTE, PASSAR AS PALAVRAS DO
SINGULAR PARA O PLURAL.
SOLICITAR
AOS ALUNOS QUE, EM UMA FOLHA DE PAPEL A4, DESENHEM DOIS PERSONAGENS DO CONTO.
DEPOIS ESCREVER, COMO SOUBER O NOME DELES.
AO
FINAL, COMPARAR COM OS COLEGAS. QUESTIONAR SE ELES ESCREVERAM OS MESMOS NOMES,
DO MESMO JEITO, EM SEGUIDA, EXPOR O TRABALHO NO VARAL DA CLASSE.
Ø CONCLUSÃO:
EM
VIRTUDE DAS ATIVIDADES MENCIONADAS, ESSE CONTO PRETENDE NÃO SÓ AMPLIAR O
CONTATO DOS ALUNOS COM TEXTO LITERÁR IO, COMO TABÉM COLABORAR PARA A FORMAÇÃO
DE ATITUDES FAVORÁVEIS A LEITURA E A ESCRITA.
Ø REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Carpaneda, Isabella
pessoa de melo
Porta aberta: Letramento e Alfabetização Linguística:
1º
ano / Isabella Pessoa de Melo Carpaneda, Angiolina Domanico Bragança. – São
Paulo: FTD, 2008. – (Coleção Porta Aberta: Letramento e Alfabetização
Linguística).
Ø ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário