PNAIC
Sequência Didática
Escola
Municipal Cachoeira
Prof: Waldycelya Santos Oliveira Santana Data: _______/______/__________
Ano/Série= 1º ano
Número de
aulas: 05
Gênero: Poema
Conteúdo:
* Língua portuguesa:
Leitura e
Interpretação do Poema;
Ortografia
an, en, in, on, un, am, em, im, om, um;
Sílabas;
*Ciências:
As partes da
planta;
Objetivos:
* Incentivar
o hábito pela leitura;
*
Desenvolver a oralidade;
* Ler e
interpretar o poema;
* Trabalhar
o número de sílabas das respectivas palavras do texto;
* Retirar do
texto palavras com a ortografia trabalhada;
* Conhecer
as partes de uma planta;
*
Confeccionar uma bela árvore;
Área de
conhecimento: Língua Portuguesa, artes e ciências.
1ª AULA.
Poema
As árvores
(Autor desconhecido)
As árvores são amigas
Purificam o ar
Acolhem os passarinhos
Que nelas vêm cantar.
Encantam os campos
Embelezam as estrelas
São amigas das crianças
Fazem sombras nas praças.
Elas são tão bonitas.
Elas são tão amigas.
Oralidade
Perguntas:
1- Você
gostou do poema?
2- Você acha
importante a existência das árvores?Por quê?
3- Porque
você acha que os passarinhos gostam das árvores?
4- Em sua
opinião, o que cada um de nós pode fazer para fazer para preservar a natureza?
2ª AULA.
Continuando com o gênero poema fazer
interpretação do texto.
Interpretação:
Modelo
|
Respondido pelo aluno
|
3ª
AULA.
Trabalhar uma atividade escrita
envolvendo separação e número de sílabas retirando as palavras do poema
trabalhado.
Modelo:
1- Retire do poema árvores.
a) Uma palavra com três sílabas.
b) Uma com quatro sílabas.
c) Uma palavra com uma sílaba.
d) Uma palavra com duas sílabas.
2- Separe as sílabas e conte-as.
purificam- ________________________ ( )
cantar-
____________________________ ( )
encantam-
_________________________ ( )
campos-
___________________________ ( )
embelezam-
________________________ ( )
3- Complete as palavras com: an,
en, in, on, un, depois leia.
c_____tar cri_____ças
____cantam d_____te
P______te _____ça
Respondido
pelo aluno
|
4ª
AULA.
Explicar sobre as partes de uma
planta com ilustração, debate e pequeno trabalho sobre a mesma.
Modelo
|
Respondido pelo aluno
|
5ª
AULA.
Finalizando com atividade individual de
confecção de uma árvore de bolinhas de crepom, e uma atividade coletiva que
será montar a copa de uma árvore, carimbando com as mãozinhas dos alunos.
Modelo
|
Respondido pelo aluno
|
Avaliação: Ao final das atividades
desenvolvidas em sala, observei que os alunos compreenderam os conteúdos
abordados em sala de maneira satisfatória.
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA
IDADE CERTA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Gênero
textual: POEMA
Escola
Municipal Cachoeira
Prof: Waldycelya Santos Oliveira Santana
Ano/Série= 1º ano
Número de
aulas: 05
CORONEL
JOÃO SÁ
2013
Escola
Municipal Cachoeira
Prof: Waldycelya Santos Oliveira Santana
Ano/Série= 1º ano
ALUNO (A)
_________________________________________
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
1- Você
gostou do poema?
_______________________________________________________________________
2- Você acha
importante a existência das árvores? Por quê?
_______________________________________________________________________
3- Porque
você acha que os passarinhos gostam das árvores?
_______________________________________________________________________
4- Em sua
opinião, o que cada um de nós pode fazer para fazer para preservar a natureza?
_______________________________________________________________________
Bom desempenho!
Escola
Municipal Cachoeira
Prof: Waldycelya Santos Oliveira Santana
Ano/Série= 1º ano
ALUNO (A)
_________________________________________
Atividade de
Português
1- Retire do poema árvores.
a) Uma palavra com três sílabas.
____________________________________________________________________
b) Uma com quatro sílabas.
____________________________________________________________________
c) Uma palavra com uma sílaba.
____________________________________________________________________
d) Uma palavra com duas sílabas.
____________________________________________________________________
2- Separe as sílabas e conte-as.
purificam- _________________________ ( )
cantar-
____________________________ ( )
encantam-
_________________________
( )
campos-
___________________________ ( )
embelezam-
________________________ ( )
3- Complete as palavras com: an,
en, in, on, un, depois leia.
c_____tar cri_____ças
____cantam d_____te
P______te _____ça
Nenhum comentário:
Postar um comentário